As aventuras de Kreber

nadando
Esses são os link para o download tanto do manual de instruções quanto do Game educacional:

Download do manual (PDF)

Download do jogo compractado em Rar (Exe)

Game: As aventuras de Kreber

Objetivo:
Elaborar um jogo educativo e interativo, com o propósito de facilitar o aprendizado do aluno e ajudá-lo a compreender algumas vias metabólicas, suas enzimas e funções no corpo humano.

Público alvo:
Jogo destinado a alunos que cursam o Ensino Superior, voltado a área biológica, em especial, os cursos relacionados a área da saúde, pois aborda o estudo especifico das vias metabólicas.

Tempo de duração do jogo:
O tempo médio de duração do jogo e de 5 minutos.

Conteúdos trabalhados:
Glicólise, ciclo de Krebs e cadeia transportadora de elétrons (CTE).

Programação: – Game Maker 8.1
– GIMP2 – GNU Image Manupilation Program
Áudio: – Game Maker 8.1

Criação artística: – Corel DRAW Graphic Suite X7 (64 Bits)
– GIMP2 – GNU Image Manupilation Program
– Microsoft Paint

Contextualização:
Como o jogo tem a finalidade de retratar a via glicolítica e certas interações que podem ocorrer com o metabolismo humano, pode ser utilizado como uma alternativa de estudo quando tais conteúdos forem trabalhados em sala, levando a um maior interesse e entendimento do aluno, pois o jogo permite a interação e compreensão de forma didática e interativa do material trabalhado.

Instruções para o jogo:
Na primeira fase, o aluno deve escolher o local correto para iniciar a via glicolítica e através da dinâmica de um labirinto deve escolher o substrato que será produzido em estado absortivo ao final da glicólise aeróbica. Entretanto, para alcançar este substrato, o aluno precisa responder corretamente uma pergunta de interação desta via. Durante esta fase, o personagem deve desviar dos lisossomos e dos peroxissomos, pois a colisão com eles acarreta em perca da pontuação. Com o substrato correto alcançado, no caso o Piruvato, o aluno deve escolher o local correto onde Piruvato será convertido em Acetil e também encontrar o ligante certo do Acetil. Se o aluno errar quaisquer pergunta perderá ponto e se responder corretamente passará para a próxima fase.
Na segunda fase, o aluno deve completar o ciclo de Krebs. Para isso, é necessário levar o substrato de cada reação do ciclo, que está representado didaticamente em forma de chave, para a sua enzima correta, que está representada em forma de fechadura. Durante as reações do ciclo de Krebs, é preciso responder corretamente duas perguntas de interações sobre os substratos, lembrando que respostas erradas diminuem a pontuação. Com todas as etapas concluídas, o aluno passará para a próxima fase.
Para iniciar a terceira e ultima fase do jogo, o aluno deve escolher o local correto onde ocorre a cadeia transportadora de elétrons. Com isso, o personagem Kreber será levado para as cristas mitocondriais e deve escolher a resposta correta para cada pergunta sobre a CTE e também da pergunta de interação. Ao realizar todas estas etapas, o jogo esta finalizado e o aluno receberá uma pontuação final. Se esta pontuação for superior a 127 pontos, ele ganha o jogo e se a pontuação for inferior ele perde o jogo.

Créditos:
Programação e áudio: Frederico José Moreira Baêta

Criação artística: Juliana Cardoso de Souza

Elaboração:Guilherme Batista Marinho
Julia Gramacho
Maria Luisa Bertoldi
Juliana Cardoso
Frederico José Moreira Baêta
Bruna Maciel
Ana Paula Dias Vilela

Composição e escrita: Guilherme Batista Marinho
Julia Gramacho
Maria Luisa Bertoldi
Juliana Cardoso
Frederico José Moreira Baêta
Bruna Maciel
Ana Paula Dias Vilela

Suporte e orientação: Prof. Gabriel Gerber Hornink

Bibliografia

Marzzoco, A. & Baptista, B., Bioquímica Básica, 3Ŗ edicao, Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, 2007.

Lehninger, A. L.; Nelson, D. and Cox, M. M., Princípios de Bioquímica, 4° edicao, Sarvier (Almed), 2006.

KREBER 2 AS AVENTURAS DE KREBER

Uma opinião sobre “As aventuras de Kreber”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>